Contate-nos via Whatsapp
aprendendo-uma-nova-lingua

Aprendendo uma Nova Língua

22 de março de 2021

Caros leitores,

Em julho de 2019, na nossa coluna (na época disponibilizada apenas na intranet), escrevi sobre as soft skills, ou seja, habilidades comportamentais, como: comunicação, criatividade, resiliência, gestão de tempo e outras tantas.

Destaquei a importância delas nos profissionais, num mundo onde a informação é cada vez mais acessível. E as comparei com as hard skills (competências técnicas), adquiridas em sala de aula e que não perderam sua relevância, mas tornaram-se requisitos básicos.

Considerei naquela data o desenvolvimento das soft skills como algo contemporâneo, digno de um profissional atualizado.

De lá para cá apenas 20 meses se passaram, porém, com o advento da pandemia as nossas soft skills foram testadas ao limite (e ainda estão sendo). Ficamos presos em casa, sem supervisão formal, num ambiente incerto. Nos exigindo um novo jeito de trabalhar e de fazer negócios. Coisa de ficção científica.

Por isso, acredito que sairemos da pandemia também tratando como básicas as habilidades comportamentais de um profissional, neste cenário muito mais dinâmico. Assim, surge a linguagem digital como o novo diferencial e requisito necessário para se sobressair.

Isso não significa que você precisar programar sistemas, entender códigos ou trabalhar na TI, fique tranquilo. Você pode entender de matemática sem se tornar um físico, ou, praticar atenção plena sem virar um monge.

Ser fluente nesta linguagem significa ver o mundo por um ângulo digital, onde a inovação é uma constante e a comodidade ao cliente ocupa papel central na estratégia dos negócios. Então, avalie em que estágio você está e se desafie.

Como em qualquer língua nova, comece no seu ritmo, inicialmente memorizando os principais conceitos. Cada geração terá seus ‘’sotaques’’ digitais, normalmente percebidos pela velocidade dos dedos, mas não se preocupe, isso é normal. Pratique sempre que possível, teste aplicativos, use tecnologias novas, vá ao supermercado no autoatendimento e quando menos esperar, estará fluente nessa tal de linguagem digital.

 

Excelente semana,

Abraços,

Lucas M.

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter