Contate-nos via Whatsapp
blockchain

Blockchain?

19 de abril de 2021

Caros Leitores,

É possível apresentar a mesma coisa de uma forma complexa ou de um jeito simples.

Uma explicação técnica pode até demonstrar o conhecimento de alguém sobre determinado assunto, porém, a simplicidade carrega consigo uma beleza própria, um refinamento.

Por isso gostamos tanto das frases de pensadores e inventores. Grandes ideas resumidas em uma pequena frase. Uma habilidade admirável e que todos deveriam cultivar.

Temos sido constantemente bombardeados por inovações, disrupções e conceitos que parecem tão modernos que só podem ser ditos em inglês ou entendidos por quem tem 18 anos.

Por exemplo, nas páginas mais avançadas do futuro do Seguro pode-se ler sobre o impacto do Blockchain, um conceito geralmente apresentado de uma maneira que nos deixam atordoados.

Blockchain nada mais é que uma tecnologia de registros. Uma espécie de ‘’livro-razão’’ (como aqueles bem antigos, de contabilidade). Com a vantagem que esse livro-razão é virtual e pode ser compartilhado em larga escala, com um excelente grau de segurança e confiabilidade.

Para o nosso setor que precisa conhecer o histórico dos riscos (sinistros, propriedade dos bens, etc) é de grande valor.

Mas, o conceito já existe e é praticado há mais de quinze anos no Brasil pelo RNS (Registro Nacional de Sinistros), um sistema compartilhado de sinistros usado pelas seguradoras.

Portanto, ainda que venha trazer um salto de eficiência, o Blockchain se apresentado incorretamente apenas complica o que deveria ser fácil.

Poderia citar diversos outros exemplos, do nosso setor ou de outros, para demonstrar o tecnicismo destes tempos que vivemos.

O fato é que a tecnologia nos negócios não deve ser um fim em si mesma, apresentada como algo exuberante. Pelo contrário, deve ser acessível e funcionar tão bem que sequer seja notada.

Os clientes e a sociedade devem ser os principais beneficiados por qualquer inovação, todo o resto é ficção cientifica.

Simples assim.

 

Excelente semana,

Abs

 

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter