Colabore, Compartilhe, Interaja.
26 de abril de 2021
Caros Leitores,
Dizem que o futuro já está no nosso presente, basta identificar os sinais.
Influencers, Collabs, Open Finance, Open Insurance, termos do momento que indicam um ambiente de negócios cada vez mais colaborativo.
Um pequeno grupo de famosos e astros do esporte, antes soberanos, agora dividem espaço com uma legião de influencers nas redes sociais.
As empresas, centradas em estratégias de fortalecimento individual de suas marcas, agora proliferam Collabs (colaborações) com outras Marcas que possuam valores e público-alvo em comum.
Os dados, na última década o maior ativo das grandes corporações (bancos, seguradoras, empresas de tecnologia), serão compartilhados com entrantes e startups, por iniciativas como o Open Insurance and Finance (‘’Seguros e Finanças Aberto’’); legislações que tratam sobre a propriedade e uso dos dados dos usuários.
Afinal, o cliente é o dono das suas informações e não a empresa que os capturou. Cabendo ao usuário a decisão de compartilhar ou excluí-los. Garantindo que novas empresas tenham o mesmo acesso de dados (sobre crédito, risco, histórico) que as já consolidadas.
Os pessimistas podem afirmar que apenas substituímos os antigos oligopólios (as grandes mídias, por exemplo) para novos (as Big Techs, como: Apple, Amazon, Google, Face, Microsoft) e que nada mudou.
Mas, não vejo assim. O consumidor que recebia o conteúdo pela televisão de maneira unilateral, agora ganhou voz. Podemos responder, compartilhar e viralizar, seja para o bem ou para o mal.
Portanto, precisamos participar desse ecossistema, recebendo nossos clientes por todos os canais: analógicos e digitais. Por ora movimentando nossas redes e estando presente onde o consumidor normalmente está: na tela do celular. E em outros momentos levantando da cadeira, visitando, tomando um café.
Por fim, vencerão os que encontrarem o equilíbrio entre: o automatizado e o humano, a privacidade e a interação, o lucro e o social.
Excelente semana,
Abs
Lucas M.