Contate-nos via Whatsapp
coluna-madalozzo-19-de-outubro

Coluna Madalozzo | 19 de Outubro

19 de outubro de 2020

CONTRASTE

 

Caros leitores,

Sabemos o que é alto, porque conhecemos o que é baixo. Assim como: o grande e o pequeno, o doce e o amargo.

Talvez por isso, o filósofo alemão Goete disse: ‘’Nada é mais difícil de suportar que uma sucessão de dias belos’’. Sem a contraposição de dias bons e ruins, o filósofo nos ensina que a vida seria entediante.

O contraste é essencial para a percepção das coisas. E a falta dele distorce nossa visão de mundo. Perdemos a referência. Não raro, para apreciarmos a saúde, antes precisamos perdê-la.

Deste modo, o contraste, ainda que descrito como ‘’oposto de algo’’, é também seu complemento. Numa foto preto e branco, se um deles faltasse, teríamos apenas um borrão.

Este conceito pode nos ajudar a resistir os dias difíceis, aprender com eles e superá-los. Seja uma pandemia, um dia estressante no trabalho ou um problema na família.

E neste sentido vejo a conclusão da recente pesquisa da Salesforce (Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho Agora) sobre as habilidades profissionais mais importantes. Das 11 competências selecionadas, no top3 aparecem: adaptabilidade (em primeiro lugar) e resiliência. Ou seja, a capacidade de encarar as adversidades, não ir contra elas, mas aceitá-las como parte do jogo.

Trabalhar com o mercado de seguros, com riscos, é enxergar diariamente essa realidade. No momento de um acidente, da perda, vemos o cliente encontrar o lado negativo do contraste. E nosso papel é acompanhá-lo durante a jornada, até o outro lado.

Ser gestor de uma empresa, da mesma forma, exige essa capacidade de encarar os imprevistos que o mercado e os negócios nos trazem.

Portanto, abracemos o contraste da vida. Lembrando que após a noite, nasce o dia.

 

Excelente semana,

Abs,

Lucas M.

Comente. Curta.

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter