COLUNA MADALOZZO – 20 de Julho 2020
20 de julho de 2020
SEQUELAS ANTISSÉPTICAS
Caros Leitores,
Na coluna escrita em 18 de maio (‘’Todo dia ele faz tudo sempre igual’’), emprestei o título da famosa música do Chico Buarque para descrever a minha previsível e angustiante rotina de home-office.
Hoje é o 131º (centésimo trigésimo primeiro) dia de pandemia. E começo a perceber importantes sequelas mentais decorrentes desse rigoroso isolamento.
Por exemplo, na última sexta-feira, vendo um reality show de comida na televisão, senti uma estranha sensação quando um dos chefs participantes abraçou o colega de bancada sem qualquer preocupação antisséptica. Aquela atitude fraterna me pareceu de uma enorme irresponsabilidade sanitária.
Segundos depois, percebi meu exagero. O programa foi gravado no pré pandemia, época em que a preocupação com micro-organismos era não comer com as mãos sujas de terra.
Esse acontecimento, ainda que pequeno, mostra que fomos atingidos em nível profundo e inconsciente, confirmando as previsões de que sairemos diferentes dessa prisão por decreto. Portanto, a pergunta é se essas mudanças serão permanentes ou não.
Os espaços de escritórios diminuirão? As conferências digitais vão continuar? Como será o futuro dos eventos corporativos após meses de lives gratuitas? Deixaremos de fazer compras de mercado online?
Muitas são as perguntas e só o tempo responderá. Otimista que sou, acredito que migraremos para um mundo mais eficiente, digitalizado e solidário.
Não podemos mais ignorar os milhões de ‘’invisíveis’’ encontrados pelos programas de auxílio do governo. Nem a necessidade de apoiar os milhares de pequenos e médios empreendedores que tanto sofreram (e ainda sofrem) com a pandemia.
E o mercado de seguros será uma das grandes pontes para atravessarmos do outro lado. Estima-se que 1,2 trilhões de reais em patrimônio já são segurados no Brasil e a nossa responsabilidade será ainda maior em proteger as pessoas (e seus negócios) para que sintam confiança em voltar a trabalhar.
Dizem que a mente que se expande não retorna ao tamanho original. Espero que sim, e vou além: que o espírito que se eleva, que não involua jamais.
Uma excelente semana,
Abs,
Lucas M.
Curta. Comente.