COLUNA MADALOZZO SEGUROS | 06 DE AGOSTO
6 de agosto de 2020
RETIRAR X INVESTIR
Os empreendedores entre inúmeras características são pessoas que tomam uma decisão no final de cada mês: Retirar ou Reinvestir?
É muito mais complexo do que parece, como em inúmeros outros textos ou conversas com amigos a teoria é sempre linda e fácil, na prática as coisas são sempre diferentes e as tomadas de decisões são feitas de forma – muitas vezes – imparcial e emocional, colocando a vida pessoal como prioridade e não a empresa.
A coluna de hoje se encaixa a empresários individuais e médias empresas, as grande não se encaixam nesta duvida do final do mês. No passado, gestores de grandes negócios atuais, fizeram a sua escolha de reinvestir, esse foi um entre os motivos de seu sucesso.
Tratando sobre a Madalozzo Seguros, nosso case que vivemos e podemos afirmar, é assim que acontece, não como uma verdade absoluta sobre todas as corretoras de seguros nem mesmo sobre empresas de outros ramos. Entretanto, acredito que isso serve e se encaixa em todos os negócios.
Chegar ao final do mês, do semestre ou do ano e dar uma bela mordida no resultado de sua empresa, muitas vezes é o foco principal de empresários nas mais diversas empresas dos mais diversos segmentos, bons empreendedores conseguem obter sucesso trabalhando dessa forma, ralam muito e fazem acontecer todos os anos, dando a mordida na merecida distribuição de resultados. A pergunta é: eles crescem quantos % de um ano para o outro?
Por outro lado, se reinvestir irá trazer um resultado para o próximo ano ainda maior, porque não fazê-lo? Quando as pessoas pensam em investimento elas lembram das Corretoras de Valores, XP, Clear, Rico, Itaú, Banco Safra, todas que querem o seu dinheiro para reinvesti-lo com a melhor das intenções e devolver o sonho dos juros compostos onde sem fazer nada seu dinheiro está crescendo. Muito bem, esse é o cenário que nos é “vendido”.
Tratamos nossa empresa como o maior e melhor investimento de todos, entre fundos imobiliários, ações, renda fixa e renda variável, não perdemos nossa essência em buscar todos os dias o melhor para a empresa. Reinvestimos nela! Nossa diferença perante o mercado é essa, devolvemos para a empresa como ninguém o resultado que elas nos deixa.
Temos novos processos e cada vez mais pessoas capacitadas que exigem investimento financeiro e de tempo. Dia a dia buscando onde reinvestir em departamentos, processos, marketing, T.i e o mais importante em pessoas. Não se iluda, quanto melhor empreendedor você for mais e mais departamentos vão precisar de pessoas que fazem a diferença, assim investindo tempo e “plata” sem prazo para estar “pronto”.
Retirar é muito bom, mas após anos investindo internamente – ainda faremos isso por muito tempo – podemos chegar em uma empresa que vale milhões! Pois você colocou milhões nela em tempo e demais recursos.
O que vem rápido não necessariamente vai rápido o que diferencia é: quando vier o resultado, reinvista em seu negócio e com força, até seu último centavo. Se acreditar em seu projeto, não espere que um dia não será mais necessário faze-lo, a principal visão de um verdadeiro empreendedor não é o resultado financeiro e sim o processo de sucesso onde o resultado financeiro é somente uma consequência.
Empresa forte, tem um time feliz em crescimento e a consequência disso são clientes satisfeitos. Que é o verdadeiro objetivo.
Abraços.
Bom resto de semana!
Daniel M.