Contate-nos via Whatsapp
coluna-madalozzo-seguros-10-de-agosto

COLUNA MADALOZZO SEGUROS | 10 DE AGOSTO

10 de agosto de 2020

DO TOPO DA MONTANHA

 

Caros leitores,

Na década de 60, o urbanista Melvin Webber disse que no futuro seria possível manter contato íntimo com empresas e colaboradores do topo de uma montanha. Modificando o papel das cidades e escritórios.

O que o urbanista não previu e foi tema de recente pesquisa por Carlo Ratti da universidade MIT, são os impactos sociais desse afastamento (seja voluntário ou forçado).

O estudo afirma termos dois tipos de interações: laços fortes (relações próximas) e laços fracos (relações casuais). E que o home-office intensificou isso, nos deixando mais próximos dos contatos íntimos e afastando dos demais.

As consequências, segundo Ratti, é que as relações casuais são responsáveis por trazer novas redes de contatos e ideias, ampliando nossa visão de mundo.

Além dessa rica interação, os escritórios possuem outra importante função, ensinada pelo filósofo contemporâneo Alain de Botton no livro “Arquitetura da Felicidade’’.

Para o filósofo, os edifícios ‘’falam’’ e por meio da arquitetura é possível identificar os valores e a personalidade dos que ali habitam. Mais do que a simples estética, trata-se da cultura de uma casa ou de uma empresa.

Ainda que Melvin esteja certo e aprendizados foram tirados do home-office (sobre eficiência, flexibilidade), somos seres sociais e uma das piores penas é a cela solitária.

Por isso, comemoro o término da reforma da corretora na matriz (Ponta Grossa), que ganhou um novo andar e possui amplos espaços de convivência. E nessa segunda retornamos para o escritório em Curitiba, onde fico sediado.

Não mais restrito aos cômodos da minha casa, poderei habilitar meu aplicativo de ‘’passos diários’’ sem o risco de conseguir contá-los nos dedos. E no trabalho, enquanto as máscaras esconderem nossos rostos, aprenderei a sorrir com os olhos, saudando os colegas que após tantos meses reencontrarei.

Excelente Semana,

Abs,

Lucas.

Curta. Comente.

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter