COLUNA MADALOZZO SEGUROS | 20 DE AGOSTO
20 de agosto de 2020
O HÁBITO
Após quatro semanas um sentimento de dúvida surgiu sobre escrever uma coluna, não imaginava que expor conceitos sobre temas diversos iria me tirar da zona de conforto.
Quando falamos para dentro da empresa a segurança e desenvoltura das palavras tendem a ser mais naturais do que expor princípios em redes sociais. Minha maior dificuldade não foi expor nas ultimas semanas algumas ideias sobre nosso modelo de gestão e breve história da Madalozzo Seguros, a maior dificuldade foi me manter sólido agora na quinta semana consecutiva.
Após deitar a cabeça no travesseiro na ultima segunda-feira me veio o pensamento: “Preciso escrever a coluna dessa semana…” junto com esse pensamento fiquei na dúvida se conseguiria manter essa rotina semanal de escrever, religiosamente toda Quinta-Feira pela manhã. Talvez mudar para mensal seria uma boa estratégia.
Acordei no outro dia e o pensamento persistiu: “não estou a vontade para escrever todas as semanas”. Nesse estágio da minha vida, fazer ou não fazer algo é opcional. Porém, a conclusão foi: manter o foco inicial. O hábito de repetir ações nos da segurança, aperfeiçoa e a probabilidade dessa rotina se tornar prazerosa e certamente muito mais agradável para a leitura será gratificante.
Na vida iniciamos novas rotinas desde crianças por pressão que nos é imposta seja por família (ir para o colégio) e mais velhos pelo mercado de trabalho (pagar contas) e esse é um grande problema do ser humano, ao conseguir conquistar sua liberdade de escolha sem pressão familiar ou do mercado de trabalho, caímos no comodismo, deixando que simples pensamentos como tive na ultima segunda derrubarem um simples projeto pessoal, seja ele escrever todas as quintas ou a construção de sua carreira de forma mais elaborada.
Acabamos encontrando culpados por nossas desistências, sempre temos um motivo, uma muleta para nos apoiarmos (pensei em três motivos rapidamente em porque mudar de semanal para mensal a coluna). Digo que devemos olhar para nós mesmos para encontrar os porque, até o objetivo ser atingido, se você não conseguir, procure uma solução em como continuar e não uma desculpa para confortar.
Escreva sua coluna mesmo que não tenha inspiração para aquela quinta feira e também continue tentando vender, criar, superar todos os dias, desculpas todos podem dar, soluções poucos conseguem.
No dicionário – Hábito: “substantivo masculino. Ação que se repete com frequência e regularidade; mania.” – Alguns chamam de talento outros de sorte, não importa, a única coisa que sabemos é que existiu o DIA 1 onde iniciou sua rotina e não sabia se existia talento ou sorte, o que se sabe é que 15 anos depois treinando todos os dias tornou-se campeão olímpico.
Inicie sua coluna, sua empresa, sua aula de violão, com o tempo, o hábito pode te levar onde você nunca imaginou chegar.
E saiba que você não precisa ser excelente para começar, mas precisa começar para ser excelente.
Ótima quinta a todos.
Abraços