Coluna Madalozzo Seguros | 31 de Agosto
31 de agosto de 2020
‘’SIMPLESMENTE’’ FAZER
Caros leitores,
Terça-feira passada, o mercado financeiro aguardava ansioso o governo anunciar o Pró-Brasil, que seria relançado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Envolveria vários temas, como: Renda Brasil (substituto do Bolsa Família), Casa Verde e Amarela (reformulando o Minha Casa, Minha Vida), reformas estruturantes (administrativa e tributária), entre outros programas que dariam continuidade na agenda liberal.
Mostraríamos ao mundo que sabemos criar políticas sociais, sem perder a responsabilidade fiscal ou flertar com o populismo.
Por divergências políticas, o lançamento foi adiado e é prometido para esta semana.
Há décadas é consenso entre economistas o necessário para um país prosperar. Educação de qualidade, economia aberta, um Estado enxuto, responsabilidade com os gastos públicos, baixa burocracia, segurança jurídica e incentivo aos investimentos privados. Isso gera produtividade e voilà: crescimento.
Portanto, nossa dificuldade não é saber o que deve ser feito, mas ‘’simplesmente’’ fazer.
Antes que pareça uma crítica voltada exclusivamente aos políticos, não é. O ‘’fazer’’ é um desafio para todos nós.
Sabemos como ser saudáveis ou melhores profissionais. Mas comer um hamburguer é melhor do que correr na esteira e trabalhar no automático é mais fácil que criar.
Para ‘’fazer’’ precisamos de energia, vontade. E humanos que somos, nem sempre ela aparece.
Por isso, aprendi que a melhor forma de se manter energizado é trabalhando em grupo. Basta existir objetivos em comum, que sempre haverá alguém para te levantar e apoiá-lo.
Torço para o time Brasil e que nossos representantes façam a coisa certa, pouco importando o espectro partidário. E estendo minha esperança as outras esferas da vida, públicas e privadas, desejando mais harmonia para tornarmos o país e nossas empresas melhores.
Como disse o famoso político chinês Deng Xiaoping: ‘’Não importa a cor do gato, contanto que ele cace o rato’’.
Excelente Semana,
Abs,
Lucas M.