Contate-nos via Whatsapp
entenda-tudo-sobre-o-seguro-condominio

Entenda tudo sobre o seguro condomínio

23 de junho de 2021

O seguro condomínio é obrigatório para todo tipo de condomínio, seja ela residencial ou comercial. Neste texto, você vai saber mais sobre esse tipo de seguro e o que cobrem.

Um condomínio é um espaço com diversas residências privadas, onde os moradores dividem algumas áreas comuns. Por exemplo, quadras, estacionamento, academia e piscina. Para proteger esses espaços comuns existe o seguro condomínio.

Os administradores do condomínio são os responsáveis por manter as áreas comuns com condições de serem utilizadas pelos moradores. Nesse sentido, eles precisam garantir que as áreas estejam protegidas contra possíveis imprevistos.

Dessa forma, as apólices de seguro condomínio surgem como uma forma de proteger esses espaços contra possíveis acidentes, incêndios e eventos naturais.

 

O que é seguro condomínio?

O seguro condomínio é um seguro contra imprevistos e acidentes que cobrem as áreas do condomínio. De acordo com o Art. 1.346 do Código Civil, todos os condomínios, independentemente do tipo, são obrigados a contratar seguros com cobertura contra incêndios e destruição parcial ou total do espaço.

Além disso, a Lei de Condomínio determina que o seguro condômino deve cobrir as áreas comuns de todas as unidades. Ela também determina os prazos para a contratação do seguro, as punições e multas caso isso não seja feito.

 

Tipos de seguro condomínio

Assim como os demais modelos de seguros possuem coberturas com extensões diferentes, o mesmo acontece com as apólices destinadas aos condomínios. Dessa forma, o seguro condomínio obrigatório pode ser dividido em dois modelos diferentes.

Um modelo com uma cobertura mais simples, mas suficiente para cumprir as determinações legais, e uma cobertura ampla, que protege o espaço contra diversos tipos de danos.

No primeiro modelo, a cobertura abrange incêndios, danos causados por raios que caiam dentro do terreno e explosões de qualquer natureza. Já a cobertura ampla, assegura proteção de danos causados por quase todo o tipo de eventos.

Sendo assim, o seguro com cobertura mais ampla é interessante para aqueles empreendimentos que buscam por uma apólice de seguros que se encaixe melhor nas suas características físicas, assim como do ambiente no qual se encontra.


Clique aqui para conhecer nosso seguro condomínio!

 

Cobertura do seguro condomínio

A extensão da cobertura do seguro condomínio varia de acordo com o modelo de seguro escolhido pelo síndico.

— Cobertura simples: nessa apólice são cobertas as áreas comuns, equipamentos que pertencem ao condomínio e unidades autônomas contra os seguintes eventos: explosões/implosões; incêndios; descargas elétricas; quedas de aeronaves ou ativamento acidental dos sprinklers.

— Cobertura ampla: cobre as mesmas áreas da cobertura mais simples. Além dos eventos assegurados pela primeira apólice, a cobertura ampla também protege contra alagamentos, inundações, vendaval, ciclone, furacão, chuvas de granizo, desmoronamentos e mais.

A lei determina que os condomínios tenham seguros contra incêndios em suas áreas comuns. Entretanto, dependendo da situação de cada empreendimento, optar pela cobertura ampla pode ser mais interessante.

Nesse sentido, os administradores do condomínio ou o síndico são os responsáveis por, obrigatoriamente, contratar a apólice de seguro. Tendo apenas a liberdade de escolher a seguradora e optar por uma apólice mais simples ou uma cobertura mais ampla.

 

Entre em contato com um dos nossos corretores de seguros e faça uma cotação para o seu seguro condomínio.

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter