Contate-nos via Whatsapp
mundo-cyber

Mundo Cyber

22 de fevereiro de 2021

Caros leitores,

Duzentos e vinte milhões de CPFs e quarenta milhões de CNPJs. É o número do recente vazamento de dados identificado por uma empresa de cibersegurança na deepweb (‘’internet obscura’’). Basicamente, as informações de toda a população brasileira.

Ainda há dúvida sobre a origem dos dados, considerando que a empresa Serasa Experian (a primeira hipótese) nega ter sido deles.

O caso virou destaque pelo seu gigantesco volume, porém, é apenas parte de uma constelação de outros ataques.

Uma rápida olhada no site Bitdefender Cyber Threat (https://threatmap.bitdefender.com/), que divulga ameaças cibernéticas no mundo ocorrendo em tempo real, dá a dimensão do desafio. Spams, infecções, invasões, são incontáveis por minuto.

O fato é que a sensação de segurança que temos ao utilizar um computador é falsa. A nossa caixa de e-mail evidencia isso, ao facilmente identificarmos o clássico phishing (mensagens que buscam coletar seus dados de maneira fraudulenta).

Enquanto vários crimes tradicionais diminuíram na pandemia, as denúncias de crimes cibernéticos no Brasil mais do que dobraram em 2020. Os criminosos também se adaptaram ao home-office.

Por este motivo, da mesma forma como nos preocupamos em proteger nossas casas físicas, precisamos proteger melhor nosso espaço virtual. E um antivírus gratuito não será o suficiente.

Os sites que visitamos, os e-mails que abrimos, compras pela internet, senhas óbvias, redes compartilhadas, softwares desatualizados, são exposições que podem comprometer os seus dados e da empresa que você trabalha.

Felizmente, em contraposição a cada desafio que o mundo coloca, forças igualmente persistentes buscam soluções para eles.

O campo da cibersegurança deve florescer: novas legislações sobre o tema, empresas especializadas, profissionais de TI ligados a defesa e tantos outros participantes, como o seguro cyber.

Assumindo riscos e estabelecendo as melhores práticas e requisitos mínimos de cuidados, o Seguro é uma das figuras centrais na proteção das pessoas e dos negócios. Dessa vez não será diferente.

E a Madalozzo, há nove décadas acompanhando a mudança dos ventos, certamente fará a sua parte na construção de um mundo virtual mais seguro.

Excelente semana,

Obrigado,

Abs.

Lucas M.

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter