Polímatas
15 de fevereiro de 2021
Coluna do dia 15/02/2021
Caros Leitores,
Noutros tempos, quando o mundo não era dos especialistas, existiam os respeitados polímatas (pessoas com alto grau de conhecimento em mais de uma área).
Dentre eles, o iluminista americano Benjamin Franklin, político, escritor e cientista do século XVIII. Invenções como: o para-raios, as lentes bifocais, o cateter médico e até experimentos com pés de pato para natação são creditadas a ele.
Soluções para os problemas do dia a dia, como conta a história das lentes bifocais, criadas para a visão tanto para perto quanto para longe, após Franklin se cansar das constantes trocas de óculos nas leituras.
No campo intelectual teve contribuição igualmente valiosa e compartilho aqui uma das minhas preferidas:
‘’Talvez não exista nenhuma de nossas paixões naturais tão difícil de subjugar como o orgulho. Disfarce-o, lute com ele, derrube-o, sufoque-o tanto quanto desejar, e ele ainda estará vivo e se mostrará de vez em quando. Pois mesmo se eu pudesse imaginar que o superei completamente, provavelmente eu estaria orgulhoso da minha humildade.’’
Apesar da sua genialidade (ou quem sabe, justamente por ela), Franklin valorizada muito a humildade.
Virtude para recordarmos, neste início de 21, após a maior sequência de promoções e aumentos de colegas desde que participo da Gestão de Pessoas da Madalozzo. Todos muito merecidos, resultado da superação do ano anterior e comprometimento em conhecer cada vez mais da sua atividade.
Nestes momentos, de conquista, que a humildade se faz tão importante. Para recordarmos o quão pouco sabemos do mundo e a importância de trabalharmos juntos, somando nossas habilidades como equipe.
Assim, desejo aos novos líderes que se inspirem na história de Benjamin Franklin. E que de especialistas em suas áreas, expandam suas mentes, enxerguem novas soluções e se tornem polímatas.
Excelente semana,
Obrigado,
Abs
Lucas.
Comente. Curta.