Preguiça Criativa
18 de janeiro de 2021
Coluna do dia 18/01/2021
Caros Leitores,
Trabalhando com os pés na areia ao som rítmico do mar, num mix de férias e home-office, percebo que a “comodidade” é irmã-gêmea da “preguiça”.
Um dos pecados capitais, a “preguiça” precisou ser substituída por uma palavra mais adequada para figurar como estratégia empresarial.
Por isso, a “comodidade” (turbinada pela tecnologia) ampliou seu significado, atendendo os desejos mais preguiçosos sem nos deixar com remorso.
O fato é: nada é absolutamente ruim. E a preguiça é um motor importante na evolução da sociedade quando associada com a criatividade.
Boa parte das invenções da história e muitos dos grandes negócios atuais possuem como cerne: 1. facilitar nossas vidas, 2. ganhar tempo, 3. nos permitir resolver coisas sentados, 4. todas as alternativas anteriores.
Por mais paradoxal que pareça, a preguiça move o mundo. Gostemos ou não.
E se a simples compra de uma pizza envolve uma série de comodidades, devemos no mercado de seguros repensar como tornar a aquisição de um seguro cada vez mais fácil. Como já repeti em outras colunas.
Cada pergunta, a disposição delas na página, a linguagem, cada detalhe é importante. Então, canalize seus momentos de moleza para melhorar a jornada do cliente.
Por outro lado, não há dúvida que um mundo excessivamente cômodo traz fatores negativos para nossa saúde física e mental.
Mas, se soubemos dosar criatividade e sabedoria, a preguiça será a nossa aliada na solução das tarefas diárias e sobrará muito vigor para aquilo que realmente importa.
Excelente semana,
Abs,
Lucas M.