Contate-nos via Whatsapp
quantos-graos-de-areia-existem-na-praia

Quantos grãos de areia existem na praia?

21 de junho de 2021

Caros Colegas,

 

Qual é a capital da Dinamarca?

Em que ano foi a queda da Bastilha?

Quantos graus fazem agora em Abu Dhabi?

Quais são as principais notícias do dia?

Toque uma playlist de jazz dos anos 60.

 

Foram algumas das perguntas que fiz ao meu Echo Dot, um mix de assistente pessoal (chamada Alexa) e caixinha de som, desenvolvido pela Amazon. De informações variadas em tempo real à automação das luzes da sua casa, basta falar “Alexa”, solicitar o desejado e o retorno será em segundos.

Um Echo Dot é encontrado por cerca de R$ 200-300 no Brasil e U$ 40 fora. Um pequeno dispositivo que pode substituir dezenas de outros, inclusive a automação de som e iluminação de uma casa (luxos que eram reservados somente para as residências mais sofisticadas).

Tecnologias acessíveis como essa tem a capacidade de alterar o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. No passado, quem pudesse responder rapidamente as 6 perguntas acima seria ovacionado pelas suas incríveis capacidades intelectuais. Hoje, tanto faz, todos esses dados podem ser rapidamente coletados no Google por qualquer pessoa.

A mera capacidade de reter informação bruta perdeu boa parte do seu valor. Cada vez mais precisamos das soft e digital skills (ambas já discutidas nessas colunas), como: análise crítica, criatividade, resiliência, compreensão do digital.

Devemos deixar o piloto automático e refletir:

 

O que estamos fazendo?

Por que estamos fazendo?

Onde queremos chegar?

Como chegar lá?

 

Sair da zona de conforto, quebrar um pouco a rotina e nos acostumar com perguntas que a Alexa não saberia responder.

 

Excelente semana,

Abs,

Lucas M

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter