Contate-nos via Whatsapp
saiba-como-deixar-sua-frota-segura

Saiba como deixar sua frota segura

21 de abril de 2021

As rodovias e as cidades possuem muitos imprevistos e variáveis, por isso é muito importante se prevenir ao máximo, a fim de preservar o seu negócio, com atitudes para proteger a sua frota.

 

O transporte rodoviário é um dos principais meios de deslocamento de cargas no nosso país, por isso é importante fazer o máximo para manter sua frota de veículos segura, tanto para proteger o que o cliente comprou, quanto para a empresa não ter prejuízo.

Pensando nisso, separamos alguns pontos que são muito importantes para deixar tudo o mais seguro possível, a fim de evitar surpresas indesejadas.

 

Pense bem nas suas rotas

 

Uma das primeiras coisas a se pensar é no roteiro que deverá ser feito. Fazendo isso, o gestor de logística será capaz de identificar quais são as maiores necessidades para determinado dia, levando em consideração o prazo da entrega, tempo gasto e a segurança para concluí-la.

Além disso, existem cidades que possuem restrições de horários, principalmente se estamos falando de veículos grandes, como os caminhões.

Então se deve levar em consideração os horários, as cidades, o tempo entre um cliente e outro e, ainda, se o local de entrega é ou não seguro. Todos estes pontos, se bem pensados, vão aumentar sua produtividade e otimizar seu tempo.

 

Não deixe a manutenção para depois

 

Todos nós sabemos que a qualidade das estradas nem sempre é das melhores, mas também não podemos negligenciar a importância de realizar as manutenções periódicas na frota de veículos.

Mantendo tudo em dia, as chances de ocorrer uma falha mecânica diminuem, assim como os transtornos que ocorrem quando algo do tipo acontece.

Além de atrasar a entrega, prejudica toda a logística já programada previamente e acaba saindo mais caro, já que agora se trata de uma urgência e não mais uma prevenção.

 

Aposte no treinamento

 

Mesmo se preocupando com a manutenção, é muito importante entender que o motorista tem um papel fundamental na hora de manejar o veículo. Uma direção mais agressiva tende a dar mais problemas, enquanto uma defensiva é mais cautelosa por natureza.

Então, sempre que possível, faça um treinamento com a sua equipe de colaboradores, com o objetivo de fazê-los entender a sua relevância, que devem ter as condutas corretas no trânsito das cargas, sempre pensando em evitar acidentes e outros tipos de problemas.

A atualização é uma arma importante, podendo ser de diversas formas, como as palestras e cursos de reciclagem, por exemplo.

 

Tenha uma seguradora de confiança

 

Mesmo tomando todas as medidas de prevenção, todos nós estamos sujeitos a imprevistos, que são agentes externos e não dependem exclusivamente das nossas ações. Por isso, é muito importante que a sua empresa tenha uma corretora e seguradora, que seja capaz de te ajudar quando você mais precisa, com o objetivo de diminuir o seu prejuízo nas mais diversas situações.

Existem muitas variáveis, como o furto e o roubo, acidentes de trânsito de vários níveis e até alagamentos. Estas situações nem sempre são simples de evitar, com muitas delas surgindo sem termos controle, já que podem ocorrer por descuido (ou maldade) de terceiros.

 

Nós podemos te ajudar a se sentir seguro. Acesse o nosso site e faça uma cotação conosco.

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter