Seguro de energia solar : conheça mais desse novo segmento
26 de abril de 2021
A oferta e busca de seguros de energia solar é uma tendência ainda nova – mas que você provavelmente verá com cada vez mais frequência daqui para frente. Neste artigo, conheça mais sobre esse tipo de cobertura.
Com presença cada vez mais expressiva de fontes eólicas e solares no território brasileiro, a diversificação da atual matriz energética em âmbito nacional também só cresce. Com isso, muitos negócios têm se adaptado à nova realidade, de modo a suprir com as demandas que surgirão – como é o caso, por exemplo, da área de seguros.
Seguro de energia solar – conheça mais desse novo segmento
A energia solar tem se tornado uma aposta para as corretoras de seguros, que visualizaram nesse segmento uma oportunidade e tanto para ampliar sua gama de produtos. E a razão é compreensível: com condições favoráveis para a instalação de parques de geração de energia solar fotovoltaica no país e consequente abertura e evolução das leis específicas deste segmento, a tendência é de um boom nos próximos anos.
De acordo com a Comissão de Riscos Patrimoniais da Federação Nacional de Seguros Gerais as primeiras apólices no segmento de energia solar no Brasil surgiram em 2014, junto com os incentivos fiscais necessários para a entrada desta demanda no mercado brasileiro.
Desde então, a procura pelo seguro aumentou na mesma medida em que os investimentos nesta área. O motivo você já vai entender: grandes investimentos demandam segurança, fazendo com que os empresários busquem essa estabilidade antes de efetuá-los. E a previsão é crescer cada vez mais, especialmente observando o déficit de infraestrutura energética atual do país.
Cobertura de um seguro de energia solar
Você deve estar se perguntando: o que um seguro de energia solar oferece?
Vamos lá. No geral um seguro deste segmento cobre eventuais problemas ou falhas na construção da usina, assim como na geração e transmissão de energia. Contratos de fornecimento e até os funcionários que trabalham nestas áreas também podem ser assegurados. No geral, os projetos de energia solar demandam de cobertura que vão desde o começo das obras até a consolidação e finalização do projeto.
Entende-se que muitos são os riscos e sinistros associados ao segmento da energia solar. A seguir confira alguns deles:
- Danos durante a execução das obras (tanto de natureza como de eventuais erros);
- Roubos;
- Rompimento de eventuais contratos para fornecimento da transmissão;
- Quebra de equipamentos utilizados na construção ou manutenção do projeto;
- Perda de receita bruta ou líquida;
- Sinistros envolvendo o tempo, como chuva de granizo;
- Quedas ou ferimentos de funcionários.
Resumidamente o seguro envolve a cobertura tanto para as estruturas utilizadas para fixação dos componentes e equipamentos como também para os inversores e placas solares. Lembrando ainda que como a maioria dos equipamentos estão ao ar livre, grande parte dos riscos envolvem ventos, chuvas, quedas de raio e até mesmo riscos de incêndio.
Seguro de energia solar é com a Madalozzo Seguros
A Madalozzo é uma corretora de seguros que já está pronta para oferecer essa mais nova proteção em um mercado que só cresce e tende a se desenvolver ainda mais ao longo dos próximos anos.