Contate-nos via Whatsapp
um-bolo-bem-grande

Um Bolo Bem Grande

14 de junho de 2021

Caros Colegas,

3,7%, este é o percentual de participação dos seguros no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o equivalente a 274 bilhões de reais.

Este valor é composto pelos seguros de pessoas e bens (excluindo-se o saúde), e repartido por cerca de: 130 seguradoras, 133 resseguradores, 52 mil corretores (PF) e 46 mil corretoras (PJ).

Em comparação a outros países desenvolvidos e pares emergentes, o percentual é considerado muito baixo e com potencial de triplicar a participação no PIB. O que torna o Brasil num dos países mais atrativos para o ramo de seguros em todo o mundo.

Nesse sentido indica o estudo de 2020 da Mapfre Economics (área da companhia espanhola dedicada a estudos de seguros e macroeconomia) ao classificar o Brasil como o oitavo mercado de maior potencial de crescimento pelo critério chamado de GIP (Índice Global de Seguros Potenciais), que avaliou 96 nações.

Outro exemplo, mais prático, é a onda de investimentos de fundos estrangeiros em insurtechs ou empresas com sinergia em seguros. Entre eles o famoso Mago de Ohama, Warren Buffet, que investiu recentemente nada menos que U$ 500 milhões no país.

Dito isso, é certo que nosso mercado aumentará em centenas de bilhões nos próximos anos. A dúvida que fica é: como ele será repartido? Apesar de cento e tantas seguradoras ativas temos hoje um cenário de alta concentração, onde os 5 maiores grupos detêm aproximadamente 90% de toda a receita do setor.

Tudo indica que veremos uma sopa de letrinhas, num mix de: seguradoras, bancos tradicionais, fintechs, insurtechs, corretores convencionais, corretores digitais, agentes, todos competindo num mercado muito mais dinâmico e sem fronteiras, onde bancos digitais ofertarão seguros e corretores comercializarão produtos bancários com a mesma habitualidade.

Muitos mercados preocupam-se com amanhã. Continuarão existindo num mundo cada vez mais disruptivo? Esse não é o nosso receio. Teremos um belo e grande bolo, e quem realmente agregar valor e entregar boas experiências desfrutará de uma boa fatia dele.

Excelente semana,

Abs,

Lucas M.

Compartilhar:

Logo do Facebook
Logo do LinkedIn
Logo do Twitter