Zeitgeist
5 de julho de 2021
Ah, caros Leitores,
A primeira segunda-feira do semestre…
Para os que me acompanham sabem como gosto dessas datas: aniversários, viradas de ano, semestres, segundas.
Podem parecer apenas uma convenção humana, uma representação, mas para mim soam como pontos no tempo: partidas, chegadas, inícios e fins. Momentos de reflexão.
Em oito de abril de 2019 (meu aniversário) iniciei as colunas na corretora e em 06 de julho de 2020 (primeira segunda do 2º semestre) passamos a publicá-las fora da intranet. Mais de 100 colunas e 200 e tantas páginas escritas.
Neste período a corretora mudou muito e eu com ela. De jurista, financeiro, securitário, passei a me interessar mais por design, marketing, tecnologia.
E nada como os números para demonstrar o tanto que evoluímos desde a primeira coluna: no mês passado o faturamento foi 94% superior ao mês de abril de 2019; praticamente dobramos. Junto com este crescimento, muito investimento em tecnologia, equipes e expansão.
Novos desafios e aprendizados virão e sinto que o ciclo da coluna da semana termina aqui, para que dê espaço a outro. Ciclos são assim, abrem e fecham, como as segundas, os semestres e os anos.
Existe uma expressão alemã chamada zeitgeist (espírito do tempo) que representa bem este sentimento de transformação. O termo filosófico significa que cada época possui um clima intelectual e cultural, influenciando a maneira como enxergamos o mundo.
É essencial estarmos sensíveis a estes sinais dos tempos para captarmos novas ideias e não ficarmos mentalmente ultrapassados. Acredito que após tanta dor e descobertas, em nível global, o fim da pandemia dará início a um novo zeitgeist e com ele a necessidade de nos renovarmos.
Agradeço a todos que me acompanharam e interagiram nas colunas. Certos de que voltarei, afinal, a paixão pela comunicação e pela escrita continuarão comigo.
Uma ótima semana,
Excelente semestre,
Abs,
Lucas M.